Agência Chocolate.
Fique por dentro das regras de marketing para a copa do mundo

Fique por dentro das regras de marketing para a copa do mundo

Pensando em aproveitar a Copa do Mundo nas estratégias de marketing do seu serviço ou produto? A data pode ser muito interessante de ser trabalhada, porém, é importante saber que existem uma série de regras para citar esses eventos por aí, principalmente em materiais publicitários.

 

Bora dar uma olhada nas principais regras da Fifa para utilização de seus nomes e produtos em contextos de venda?

 

1 – Uso de marcas registradas

 

“Copa do Mundo”, “Rússia 2018”, “Fifa” e “Copa 2018” são palavras de uso exclusivo da Fifa e dos patrocinadores. Logo, se a sua empresa não tem esses direitos de uso, melhor não arriscar, seja em posts no Facebook ou banners de divulgação no estabelecimento. A palavra “Copa”, sozinha, pode ser utilizada em materiais publicitários, mas se adicionar “2018”, aí já corre riscos: é uma marca registrada. Atenção aos detalhes!

 

O mesmo vale para imagens, como o emblema da Copa do Mundo, o pôster oficial, mascote ou troféu: também são registradas com direitos autorais.

 

Resumindo: as palavras e designs da Fifa podem ser utilizadas para fins jornalísticos, mas não podem ser inseridos em contextos e materiais publicitários de não-patrocinadores.

Já a Seleção Brasileira pertence à CBF. Mas as regras são quase as mesmas: a palavra “seleção” pode ser utilizada sozinha em publicidade; “Seleção Brasileira” é uma marca registrada, não podendo ser utilizada para esses fins, assim como o emblema do Brasil e dos patrocinadores, como a Nike.

2 – Ações de marketing

 

“Ah, mas que tal sortear algo no meu perfil do Instagram para comemorar a Copa do Mundo?” Também está proibido.

 

Da mesma forma que as marcas registradas, as ações vinculadas ao campeonato estão limitadas apenas à Fifa ou aos patrocinadores. É arriscado vincular as marcas que citamos no item acima com vendas diretas, porque a organização entende que sua empresa está se beneficiando da visibilidade do evento para atrair atenção para si.

 

3 – Falsificação de Produtos

 

Essa nem precisamos falar, não é mesmo? A réplica de produtos como camisetas comemorativas, pelúcias, chaveiros, ou o que for, é considerada falsificação. Esses produtos só podem ser comercializados pelos patrocinadores oficiais.

 

Mas então, como aproveitar o evento esportivo?

 

Em primeiro lugar, ficar por dentro das regras da Fifa e da CBF é muito importante. E, mesmo com tantas restrições, não é impossível criar algo bacana para aproveitar a data.

 

Quem sabe, ao invés de fazer uma “Promoção Especial para a Copa do Mundo”, dar um desconto no valor do lanche que você serve no seu pub em dias de jogos?

 

Quer criar produtos temáticos? Imagens como uma bola de futebol ou silhueta de um jogador anônimo são alternativas às réplicas.

 

A questão é ser criativo sem usar as imagens ou marcas oficiais da Copa.


Sobre o Autor

admin

 

Seja o primeiro a comentar “Fique por dentro das regras de marketing para a copa do mundo”