Agência Chocolate.
O que é rebranding e quando fazer?

O que é rebranding e quando fazer?

Rebranding não se trata apenas de atualizar um logo ou mudar as cores de uma empresa. É uma transformação mais ampla e profunda, que inclui uma identidade visual completa, com criação de novas estratégias de marketing, revisão do público-alvo e posicionamento no mercado. Esse trabalho estratégico tem o objetivo de fortalecer a marca, mostrar evolução ou reafirmar atitudes e comunicar melhor os conceitos.

Por que o Rebranding pode ser necessário?

  • Reposicionamento de marca;
  • Diferenciação da concorrência;
  • Novos produtos;
  • Imagem desatualizada;
  • Mudança geográfica;
  • Perda de clientes ou posição de mercado;

Sinais de que seu negócio precisa de um Rebranding

Diversos fatores – positivos e negativos – podem indicar que é hora de fazer um Rebranding na sua empresa. Fique atento aos sinais:

  • Seu público-alvo mudou: a faixa etária, o poder aquisitivo… Seja qual for o motivo, é preciso mudar e adequar a comunicação para esse novo público. Afinal, diferentes grupos valorizam as coisas de uma forma distinta, possuem diferentes hábitos de consumo e diversas formas de se relacionar com uma marca.
  • Sua empresa cresceu: ampliou a fatia de mercado, abriu novas unidades, criou novos serviços e até mesmo inovou no modelo operacional e de gestão. Dessa forma, um Rebranding vai comunicar – internamente, para colaboradores, e externamente, para clientes –a visão, missão, valores, motivos e benefícios do novo momento do negócio.
  • Seu negócio não está atraindo os clientes certos: e as oportunidades de negócios reais não estão se concretizando. Nessa situação, o Rebranding, e um bom planejamento de marketing, vão auxiliar a empresa com aspectos visuais e posicionamentos que sejam mais adequados ao público realmente importante.
  • Os concorrentes estão passando à frente: e você sente que seu negócio está perdendo força no mercado. As causas podem ser muitas, desde um marketing não efetivo aos preços não competitivos. Mas, principalmente, pode ser que a organização não esteja transmitindo seu potencial, e isso dá mais espaço para os resultados das ações da concorrência. O projeto de rebranding vai fortalecer o posicionamento da sua empresa no mercado, destacar seu negócio dos concorrentes e transmitir mais confiança para o público.
  • O design está desatualizado: e não acompanha as tendências do mercado, muito menos a evolução da sua empresa. Quando seu negócio se moderniza, é preciso representar esse crescimento em sua principal imagem de marca. O ideal é que o logo acompanhe as melhorias nos negócios, para transmitir a mensagem de que a empresa não parou no tempo, que segue atenta e sempre evoluindo.
  • O nome da sua empresa não combina com a imagem da mesma: logo, você não passa a mensagem correta sobre o que é o seu negócio. Isso pode afastar seu público e deixar sua empresa menos atrativa. Se isso acontece, o Rebranding é necessário para que sua marca seja a personificação dos fundamentos, serviços e cultura da empresa.

Gostou? Envie uma mensagem e vamos conversar, para você descobrir como podemos contribuir para a divulgação e crescimento da sua empresa.


Sobre o Autor

admin

 

Seja o primeiro a comentar “O que é rebranding e quando fazer?”